Transcrevemos imediatamente abaixo o aviso emitido pela Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP sobre as medidas/procedimentos de prevenção da COVID-19 a observar durante o período de exames.

"Caríssimos Pais e Encarregados de Educação e Alunos,

Para vosso conhecimento, serve o presente documento para comunicar as medidas/procedimentos de prevenção da COVID-19, adotadas pela EPM-CELP, que deverão ser rigorosamente cumpridos durante o período de exames.

Como complemento aos procedimentos obrigatórios (Passos 1 a 4), explicitamos também algumas recomendações que os alunos deverão observar:
• Não usarem demonstrações afetuosas através de contato físico como: apertos de mão, beijos e abraços (sabemos que muitos se irão finalmente reencontrar).
• Evitarem aglomerações, mantendo o distanciamento de segurança de, no mínimo, 1,5 metros.

Procedimentos para a entrada na escola: (Portão 1)

Evitar aglomerações no passeio junto ao portão, respeitando o distanciamento de segurança.

Passo 1: Controlo da temperatura (através de termómetros de Infravermelhos):
a) Com a temperatura inferior a 37,5 (⁰C), o aluno transita para o Passo 2.
b) Aluno com temperatura igual ou superior a 37,5 (⁰C), terá de aguardar 5 minutos para uma segunda verificação da mesma.
c) Se o aluno apresentar, na segunda medição, uma temperatura inferior a 37,5 (⁰C), transita para o Passo 2.
d) Caso o aluno continue com uma temperatura igual ou superior a 37,5 (⁰C), aguardará à entrada do recinto escolar, sendo o EE contactado de imediato para que se dirija à escola.
e) As temperaturas do aluno serão devidamente registadas pelos elementos da Segurança da EPM-CELP, em documento próprio para o efeito.

Passo 2: Pedilúvio desinfetante:
O aluno, obrigatoriamente, deve pisar com ambos os pés o tapete desinfetante à entrada do recinto escolar, transitando para o Passo 3.

Passo 3: Desinfeção de mochila/sacola:
A mochila/sacola será desinfetada (pulverização com solução alcoólica, de acordo com as recomendações da OMS), transitando para o Passo 4.

Passo 4: Substituição (troca) da máscara facial:
a) Os alunos deverão ser portadores de uma máscara facial “limpa e sem uso”, devendo neste passo fazer a sua aplicação, substituindo a que trazem aplicada (a usada deverá ser guardada pelo aluno na mochila/sacola, em involucro próprio para o efeito). Lembra-se que a máscara se coloca e tira-se pegando pelos elásticos.
b) Caso o aluno não possua máscara, a mesma ser-lhe-á fornecida por um dos elementos da Segurança.
c) Ao aluno será ainda aplicada, na presença do Segurança, uma dose de álcool gel fornecida pela EPM-CELP.

Seguidamente, os alunos deverão deslocar-se pela pista de atletismo, em direção ao ginásio, onde serão recebidos pelos auxiliares de educação e pelos professores, formando fila, respeitando as marcações desenhadas no chão, mantendo assim o distanciamento de segurança.

Finalizado o exame e mediante as instruções dos professores vigilantes, todos os alunos sairão ordenadamente, dirigindo-se ao Portão 4, onde deverão evitar aglomerações, dentro e fora do recinto escolar.

(Uma vez terminado o exame os funcionários farão a limpeza e desinfeção do ginásio, fechando-o até ao dia seguinte).

Agradecemos toda a vossa colaboração e apoio, para que esta época de exames se possa realizar nas exigidas e melhores condições de proteção e segurança.

Maputo, 01 de julho de 2020"

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo