Logo UPAQUEM SOMOS
Unidos Pelos Ambiente (UPA). Grupo de estudantes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa que trabalha em prol do ambiente.

FUNDAÇÃO
Outubro de 2018 por Constança Granjeia, aluna do “11.ºA4” da Escola.

OBJETIVOS
  • Contribuir na educação ambiental da comunidade educativa;
  • Transformar caixotes de lixo da Escola em obras de arte;
  • Dinamizar palestras de sensibilização de boas práticas junto de seus colegas;
  • Cooperar, anualmente, na maior ação de limpeza do mundo, o “World Clean Up Day”;
  • Participar na recolha de plástico na Escola, o qual é, depois, oferecido à Plataforma Makobo que o reverte em sopa solidária para crianças do Bairro dos Pescadores, na cidade de Maputo.

projetoUPA1 projetoUPA6 projetoUPA7

MENSAGEM DA FUNDADORA
Constança Granjeia
“Sempre me preocupei com problemas ambientais. Sentia-me realizada se fizesse alguma coisa sobre o ambiente. Então, nas férias comecei a pensar em criar um movimento, não de revolta, mas de trabalho prático e de sensibilização. No princípio pensei que a ideia fosse irrealista. Falei com o coordenador do segundo ciclo e a ideia ficou arquivada até ter a autorização. Depois, procurei alguns conhecidos e unimo-nos pela causa. Mal tínhamos o nome começamos a trabalhar. Mas também porque não queríamos nenhum. As nossas atividades seriam no anonimato, como sensibilizadores. Mas, na medida em que o grupo ganhou corpo, mudamos a estratégia de intervenção. Agora temos nome e um plano claro sobre o que queremos”.

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo